• Telefone: 252 417 513
  • Horário : 8:30H - 18:30H
  • Morada: R. Defensores da Barca N.º 60 - Trofa

A Creche e o Jardim de Infância da A.H.B.V. da Trofa, é, antes de mais, um espaço de imperativo social. Pela força de convicção dos princípios orientadores da sua Instituição de suporte (A.H.B.V.T) e também pela sua natureza jurídica, o trabalho que desenvolvemos é de carácter eminentemente cívico e social.
É nosso objetivo – dotar o Ser em formação de competências e valores capazes de, no futuro activo que lhe pertencerá, contribuir para uma sociedade responsável e justa.

Estamos cientes de que essa sociedade só é possível com cidadãos esclarecidos, detentores de espírito crítico, e providos de valores humanos sólidos. É esse o “objectivo oculto” que toma corpo nas atividades que levamos a cabo com as crianças que nos são confiadas.
Como escola para todos, privilegiamos a comunicação pela troca de vivências e saberes. Construir um mundo plural não é possível sem as diferenças que nos caraterizam. Respeitando-as damos, pela atitude, contributo para a educação de cidadãos livres e responsáveis.

O jardim de infância aparece no enquadramento educativo como a primeira escola, enquanto grau de ensino (pré escolar). É designado como etapa fundamental na educação.

A educação é um dever social e deve ser tomada por vários intervenientes no processo. Começa na família, nos pais, que têm a obrigação indeclinável de a exercer.

O que diz quem nos escolhe?

O percurso de vida nosso filho está ligado com laços que nunca se apagarão, com a Creche e Jardim de Infância da A.H.B.V. da Trofa. Esta família acolheu-nos e acolhe todos os dias como no primeiro, através de cada um dos seus elementos que a representam individualmente e unidos como uma verdadeira família, com amor, sorrisos, carinhos, colo, com a verdadeira educação que podemos pedir junto de quem nos acompanha neste percurso que é o de ajudar as nossas crianças a crescer. Nesta família há também o tão essencial não quando o mesmo é necessário, existem rotinas para estabelecimento de sentimentos de segurança na criança, a importantíssima educação para os valores, para as emoções e tantos outros âmbitos de intervenção que são tão diversificados e complexos quão grandes são os encargos nele incutidos. A esta família entregamos uma grande responsabilidade, de nos acompanhar e ajudar nesta tarefa tão importante nas nossas vidas e na vida da Nossa Família. Estamos conscientes que fizemos a melhor escolha e por isso voltamos a esta casa para nos acolher o nosso filho mais novo também. Esta é a família que nós podemos escolher, e nós voltaríamos a escolher sempre ESTA FAMÍLIA, a Creche e Jardim de Infância da A.H. dos B.V. da Trofa. Obrigada a todos e cada um de vós!! Teresa Cruz e Pedro Costa

“Uma Família que nos acolhe”

"Desejamos que seja feliz!” – foi assim que respondemos à pergunta da Diretora Adelaide, “O que esperam de nós para o vosso filho?”, quando decidimos confiar ao Infantário dos Bombeiros a educação pré-escolar do nosso primeiro filho, o V. Três anos mais tarde, também a nossa filha Irene entrou neste Infantário e reafirmámos o desejo de que fosse igualmente feliz. Passados 8 anos, com a chegada da I. à idade escolar, termina um ciclo nas nossas vidas e na nossa relação com este Infantário! Nesta escola, de portas sempre abertas, tivemos a felicidade de ter, no dia a dia dos nossos filhos, pessoas que amam o que fazem, que gostam genuinamente de crianças e que transportam sempre um sorriso acolhedor. Com dedicação, carinho, rigor e profissionalismo, esta escola contribuiu para a educação dos nossos filhos nas atitudes e nos valores, no saber ser e no saber estar, em complemento com as aprendizagens dos diferentes saberes e competências, privilegiando as relações humanas, com educação, respeito e tolerância entre todos, onde a amizade, a paz, a solidariedade e a entreajuda tenham sempre um lugar. Podemos dizer com alegria que o objetivo foi plenamente cumprido, tendo esta escola contribuído para o crescimento harmonioso e integral dos nossos filhos, proporcionando-lhes desde coisas simples a outras mais complexas, todas elas com muito significado e com muito propósito! Parafraseando uma célebre frase de “O Principezinho”: “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós; deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”. Assim o é neste momento de despedida, depois de muitos anos de partilha. Os nossos filhos saem felizes! Nós, pais, saímos felizes com a escolha. Vamos todos de coração cheio e com uma ligação forte e afetuosa a este Infantário! Um muito obrigado da família Azevedo! Abraços e beijinhos com amizade.

“Desejamos que seja feliz!”