A Creche e o Jardim de Infância da A.H.B.V. da Trofa, é, antes de mais, um espaço de imperativo social. Pela força de convicção dos princípios orientadores da sua Instituição de suporte (A.H.B.V.T) e também pela sua natureza jurídica, o trabalho que desenvolvemos é de carácter eminentemente cívico e social.
É nosso objetivo – dotar o Ser em formação de competências e valores capazes de, no futuro activo que lhe pertencerá, contribuir para uma sociedade responsável e justa.
Estamos cientes de que essa sociedade só é possível com cidadãos esclarecidos, detentores de espírito crítico, e providos de valores humanos sólidos. É esse o “objectivo oculto” que toma corpo nas atividades que levamos a cabo com as crianças que nos são confiadas.
Como escola para todos, privilegiamos a comunicação pela troca de vivências e saberes. Construir um mundo plural não é possível sem as diferenças que nos caraterizam. Respeitando-as damos, pela atitude, contributo para a educação de cidadãos livres e responsáveis.
O jardim de infância aparece no enquadramento educativo como a primeira escola, enquanto grau de ensino (pré escolar). É designado como etapa fundamental na educação.
A educação é um dever social e deve ser tomada por vários intervenientes no processo. Começa na família, nos pais, que têm a obrigação indeclinável de a exercer.