Como dizia Aristóteles:
Não existe nada na mente, nada no cérebro, que não tenha entrado pelos sentidos!”
Como dizia Aristóteles:
Não existe nada na mente, nada no cérebro, que não tenha entrado pelos sentidos!”
Não existe crescimento de conhecimento se não houver reconhecimento a nível dos sentidos.
Quiséramos pois que não fosse esquecido este princípio na base da educação mas, infelizmente, continuamos viciados em “alfabetização precoce” sem perceber que os resultados não são os mais positivos.
Em tempo pré-escolar preparamos tudo o que é necessário e crível se utilizarmos o tempo a desenvolver capacidades sensoriais percetivas, a estimular porquês e acompanhar a criança no caminho da resposta aos problemas, a formar-se como ser útil à sociedade que o recebe.
Um currículo que se queira de qualidade, pensado para a fase da educação pré-escolar, deverá equilibrar as áreas de desenvolvimento humano e as áreas de desenvolvimento cerebral.
Educar é construir. Apender é, mudar a conduta, mudar o comportamento.